19/09/2018 Fonte: http://portal.mec.gov.br/

A poucos passos do Enem, vale acompanhar as dicas fundamentais

A pouco mais de um mês para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cada minuto é decisivo para os estudantes aprimorarem seus conhecimentos. Este ano, o exame terá provas aplicadas em dois domingos seguidos, 4 e 11 de novembro.

No primeiro dia, serão cinco horas e meia para o participante resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação – para a qual vale a advertência de que qualquer explanação que desrespeite os direitos humanos incorrerá na perda de 200 pontos.

Nesta edição do exame, a segunda etapa apresenta um diferencial: serão mais 30 minutos para o estudante, que, até 2017, dispunha de quatro horas e meia e agora terá cinco horas para desenvolver as questões propostas de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Abaixo, confira algumas dicas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, para os participantes do exame.

Aplicativo – O cartão de confirmação da inscrição estará disponível a partir de outubro (a previsão é dia 13). Desse documento constam o número de inscrição; data, hora e local das provas; atendimento especializado e/ou específico (se solicitado); e língua estrangeira selecionada. Para facilitar o acesso às informações, o aluno pode baixar o aplicativo do Enem em seu smartphone – no App Store, para sistemas IOS; ou no Google Player, para Android.

Pontualidade – Assim que souber o local das provas, faça o percurso para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar. Lembre-se que o trânsito no dia pode estar mais complicado que o de costume.

Documentação – Nesta edição do Enem, vários documentos podem ser utilizados para identificação, mas só valem os originais, oficiais e com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação e Identidade funcional. Não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.

O que levar – Fique atento aos itens obrigatórios e proibidos no dia das provas. Todos os alunos devem levar, além do documento de identificação, uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, está vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta. É aconselhável também portar o cartão de confirmação de inscrição.

É proibido levar qualquer material impresso (livros, apostilas), borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros, relógio, chapéus, gorros e bonés.

Durante a prova – Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe-o debaixo da sua cadeira. Não esqueça de conferir seus dados no cartão-resposta/folha de redação e certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões.

É possível se alimentar e hidratar durante as provas, mas é importante o candidato saber que os produtos poderão ser verificados a qualquer momento. O Inep recomenda que, nesse caso, o estudante leve alimentos de fácil manuseio e não exagere no consumo.

Calendário – A divulgação do cartão de confirmação está prevista para 22 de outubro. As provas, vale retomar, serão realizadas em novembro, em dois domingos consecutivos, nos dias 4 – com encerramento às 19h – e 11 – encerradas às 18h30. A divulgação dos gabaritos se dará em 14 de novembro, sendo os resultados publicados em 17 de janeiro de 2019.

Ver todas as Notícias